O Buy Social Europe B2B foi oficialmente lançado na SEWF23 em parceria com o People and Planet First

Uma nova iniciativa transnacional, o Buy Social Europe B2B, está a elevar o movimento de compras sociais na Europa a um novo patamar, desbloqueando ainda mais a oportunidade de mercado de 500 mil milhões de dólares para as empresas sociais. O Buy Social Europe B2B reúne um consórcio de 23 parceiros, liderado pela Euclid Network – a Rede Europeia de Empresas Sociais, que cooperará para acelerar as parcerias comerciais entre empresas convencionais e empresas sociais em 17 países europeus. A iniciativa recebe cerca de 0,5 milhões de financiamento da União Europeia e da SAP e é oficialmente lançada no Fórum Mundial de Empresas Sociais 2023 em Amesterdão. O Buy Social Europe B2B oficialmente estabelece parceria com o movimento People and Planet First e a verificação para empresas sociais, abrindo portas para novos co-financiadores e parceiros se juntarem.

Num mundo em constante mudança, estamos cada vez mais conscientes dos desafios sociais e climáticos globais prementes e da necessidade de uma economia mais inclusiva e sustentável. Pressões sociais e legislativas crescentes estão a incentivar as empresas a integrar a sustentabilidade nas suas estratégias e operações comerciais. O conceito de compras sociais – comprar a partir de empresas sociais que colocam as pessoas e o planeta em primeiro lugar – emergiu como uma estratégia poderosa para a sustentabilidade. Unifica o propósito e o lucro para um amanhã melhor, permitindo que as empresas convencionais adquiram os bens e serviços de que necessitam, ao mesmo tempo que acrescentam impacto, inovação e diversidade às suas cadeias de abastecimento.

O Buy Social Europe B2B – foi oficialmente lançado, durante a semana do Fórum Mundial de Empresas Sociais de 2023, em Amesterdão, nos Países Baixos. Esta iniciativa levará o movimento de compras sociais na Europa e a nível global a um novo patamar nos próximos anos. Com 23 parceiros de 17 países até ao momento, pioneiros em compras sociais de toda a Europa e do mundo unem forças. A iniciativa reúne os especialistas mais experientes no campo das compras sociais a nível global. Desta forma, o movimento pode aproveitar décadas de experiência dos seus principais parceiros, redes e atores do ecossistema de compras sociais internacionais e nacionais. A configuração do consórcio e dos parceiros visa oferecer um sistema único para compras sociais através de uma rede de parceiros de empresas convencionais e sociais com alcance internacional e local.

A unificação de parceiros e a colaboração ajudarão a sensibilizar, a capacitar e a aumentar as oportunidades de encontro para ambos os lados do espectro de oferta e procura de empresas sociais e da s empresas convencionais. O impacto: mais parcerias comerciais bem-sucedidas entre empresas convencionais e empresas sociais, mais oportunidades de longo prazo para aumentar a inovação através de parcerias e progressos na transição para uma nova economia nos próximos anos.

Até ao momento, o Buy Social Europe B2B recebeu 0,5 milhões de euros de financiamento da União Europeia e da multinacional de software SAP, líder experiente e empresarial em compras sociais. Além disso, os parceiros do consórcio co-financiam pelo menos 10% das atividades em curso. Novos parceiros de co-financiamento são bem-vindos e podem contactar: team@euclidnetwork.eu.

Saiba mais sobre a iniciativa e junte-se ao movimento Buy Social Europe, a nível europeu e global, hoje como uma empresa social, empresa convencional, financiador ou rede de empresas sociais (inter)nacional, aqui: https://buysocialeuropeb2b.eu/

Consórcio Buy Social Europe B2B

O consórcio Buy Social Europe B2B é liderado pela Euclid Network – a Rede Europeia de Empresas Sociais, que tem vindo a reunir a Comunidade Europeia de Prática em Compras Sociais nos últimos anos, em conjunto com o Fórum Mundial de Empresas Sociais (SEWF). Ambas as organizações, enquanto redes de redes, reunem uma comunidade e rede de mais de 100 organizações em mais de 60 países a nível local, nacional, europeu e global. O SEWF é o stakeholder a trabalhar há mais tempo o tema de compras sociais. Além disso, é o criador da verificação People and Planet First. A nova marca da verificação foi revelada a 12 de outubro. Esta verificação apoia a identificação de empresas sociais para compras sociais e sustentáveis.

Entre os principais parceiros está também a Social Enterprise UK – a criadora e detentora da marca Buy Social desde 2012. A iniciativa Buy Social Europe B2B trabalha em complemento à iniciativa Buy Social Europe Corporate Challenge, liderada pela Social Enterprise UK, em parceria com o SEWF e a Euclid Network. A última iniciativa redirecionou com sucesso mais de 400 milhões de euros em gastos em compras para empresas sociais desde o seu lançamento há sete anos. Recentemente, a iniciativa foi transferida para uma nova entidade de empresas sociais criada, a Telos.

Outros parceiros internacionais-chave incluem a Yunus Social Business, a Rede de Empreendedorismo Social da Alemanha (SEND), Social Enterprise NL, Reach for Change, o Compromisso de Compras Sustentáveis, SAP e Zurich Insurance, juntamente com mais 13 parceiros a operar a nível nacional: Bélgica (Sociale InnovatieFabriek), Bulgária (BCause Foundation), Croácia (Act Grupa), França (Mouvement Impact France), Grécia (Academia de Empreendedorismo – AKEP), Hungria (Coligação de Empresas Sociais Húngaras), Irlanda (República da Irlanda das Empresas Sociais, SERI), Letónia (Associação de Empreendedorismo Social da Letónia, SEAL), Lituânia (Associação de Empresas Sociais Lituana, LISVA), Portugal (Associação Portuguesa para a Inovação Social – Eslider), Sérvia (Smart Kolektiv), Eslovénia (Fund2740), Suíça (Rede de Empresas Sociais Suíça, SENS).

Saiba mais sobre os parceiros aqui.

SEWF Social Procurement Fringe Day – 10th of October 2023 – Rode Hoed, Amsterdam

Atividades do Buy Social Europe B2B:

O financiamento recebido até agora para a iniciativa e atividades dos parceiros já produziu resultados importantes para o desenvolvimento do setor de empresas sociais, aumentando os gastos com compras sociais e a presença de mercados (inter)nacionais e locais do Buy Social B2B, e ainda há mais por vir. No próximo ano, o Buy Social Europe B2B tem como objetivos:

  • Mapear o ecossistema e o panorama de fornecedores de empresas sociais e compradores de empresas convencionais em 17 mercados, incluindo a agregação de dados entre os parceiros num banco de dados a nível europeu e a produção de um relatório de insights de mercado;
  • Gerar uma maior visibilidade e compreensão do empreendedorismo social e das compras sociais através de campanhas, desenvolvimento e partilha das melhores práticas e estudos de caso de parcerias comerciais B2B bem-sucedidas;
  • Avaliar as necessidades e desenvolver a capacidade das empresas sociais e convencionais e das organizações intermediárias para aumentar a prontidão para o comércio em todo o setor;
  • Reforçar a cooperação e a integração na cadeia de valor entre empresas sociais e empresas convencionais, através da identificação de fornecedores, verificação de empresas sociais, desenvolvimento adicional e prestação de serviços de matchmaking, e organização de eventos de matchmaking;
  • Construir um forte caso para convencer mais decisores políticos locais, nacionais e europeus, financiadores e investidores a realizar investimentos estratégicos a longo prazo no campo das compras sociais, aumentando o apoio aos parceiros do Buy Social Europe B2B e às principais organizações intermediárias no desenvolvimento do mercado, acelerando assim a transição para uma economia mais socialmente inclusiva e sustentável.

Avançando nas Compras Sociais na UE:

Em 2021, a Comissão Europeia lançou o “Plano de Ação da Comissão Europeia para a Economia Social” (SEAP), uma política pública europeia que visa melhorar o investimento social, apoiar os atores da economia social e as empresas sociais a iniciar, expandir, inovar e criar empregos. Serão investidos mais de 2,5 mil milhões de euros no setor nos próximos anos. Além disso, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou historicamente uma nova resolução da ONU sobre a Economia Social e Solidária no início deste ano.

Estas políticas são o resultado de anos de trabalho colaborativo de atores governamentais e do ecossistema do setor de empresas sociais e da economia social sobre como fazer a transição de forma eficaz para uma economia e sociedade mais socialmente inclusiva e sustentável, e acelerar o progresso na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030.

Na transição para esta nova economia, as compras sociais são vistas como uma alavanca crucial e uma oportunidade-chave. De acordo com a McKinsey, dois terços do impacto ambiental, social e de governança (ESG) médio de uma empresa residem nos fornecedores. O valor total do mercado de compras sociais foi recentemente estimado em mais de 500 mil milhões de dólares para um impacto real, pela BCG e Yunus Social Business. O Monitor Europeu de Empresas Sociais destaca que “mais corporações a comprarem socialmente podem transformar o setor de empresas sociais europeias”.

Com as compras sociais a oferecer uma oportunidade crucial na transição para uma nova economia, o momento está a ser estabelecido para aumentar substancialmente o financiamento e o investimento no setor e para criar quadros políticos e legislação de apoio para garantir que as compras sociais sejam viáveis e a sua presença aumente.

Neste sentido, em 2022, a Comissão Europeia lançou um concurso para propostas, destinado a atores-chave no mercado. O objetivo do concurso era impulsionar o desenvolvimento adicional de mercados de compras sociais de Empresas para Empresas (B2B) europeus e locais e aumentar as parcerias comerciais entre empresas convencionais e sociais. “Buy Social Europe B2B” foi um dos principais projetos premiados.

Saiba mais sobre o desenvolvimento do Movimento Buy Social aqui.

Para mais informações, entre em contato com:

Wieteke Dupain wieteke@euclidnetwork.eu +31639149791

Helen Maynard-Hill helen@euclidnetwork.eu +31643458524

Plamena Dimitrova plamena.dimitrova@reachforchange.org +359 899 08 99 44

Gostou dessa notícia? Compatilhe em suas redes:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe on Twitter

Comentários: