Foi lançada a Trajetória de Transição para a Proximidade e Economia Social da Comissão Europeia com o objetivo de apoiar uma transição verde e digital para as entidades da economia social e as pequenas empresas locais.
Este documento, que se baseia na Estratégia Industrial atualizada em 2021, e no processo iniciado com o Plano de Ação de Economia Social, apresenta uma estratégia, que congrega avisão de mais de 400 stakeholders. Este documento apresenta 30 ações concretas no sentido da transição, identificando prazos, outputs e stakeholders relevantes para a sua concretização. São ainda identificadas 4 mega tendências para a resiliência futura: 1. convergência de economia de proximidade e economia social – “cadeias de valor locais e sociais”; 2. cruzamento de fertilização entre empresas e economia social; 3. integração de modelos empresariais de economia social em ecossistemas industriais; e 4. desenvolvimento do mercado de investimento de impacto.
Até 14 de fevereiro decorre uma Open Call, que visa capacitar as PMEs e os empreendedores da economia social a cumprirem os objetivos definidos pelo Green Deal da UE, promovendo as suas capacidades e competências, melhorando a sua gestão sustentável e tornando as suas operações mais ecológicas.
Aberta até 28 de fevereiro está ainda uma call for pledges, com o objetivo de recolher compromissos das partes interessadas sobre as ações concretas que irão realizar para ajudar a alcançar as áreas de ação comuns identificadas no Caminho de Transição.